Com atitudes simples, dá para abrir espaço útil na casa e ganhar tempo para curtir a vida.
Primeiro passo - Livre-se do entulho. Defina uma pequena área para começar (gaveta, arquivo, parte do armário, etc.); use 6 caixas de papelão com as seguintes etiquetas: reciclagem - itens que serão levados para postos de reciclagem de papel, plástico, vidro, etc.; doação - peças para doar a instituições filantrópicas ou a pessoas conhecidas; indefinidos - coisas às quais você ainda não sabe que destino dará; sentimentais - objetos que têm valor especial e você ainda não decidiu o que fazer com eles; fora do lugar - itens que devem ser realojados; lixo - para o que é inútil.
Segundo passo - Novos hábitos. Um bom começo é se obrigar a cumprir ações banais. É como um treino, "repita cada ação por 21 dias para que ela vire um hábito" (afirma a americana Regina Leeds, autora do livro The Zen of Organizing): arrume a cama todos os dias; nunca deixe a louça para lavar no dia seguinte; guarde as louças lavadas; coloque as chaves sempre no mesmo lugar; desfaça-se do lixo diariamente; todas as noites distribua as roupas usadas nos lugares apropriados (cesto, cabide para arejar, etc.).
Terceiro passo - Uma área de cada vez. O roupeiro é uma boa sugestão, pois a guerra diária com as roupas pode afetar o humor logo cedo. Usamos 20% das roupas em 80% do tempo, ou seja, boa parte das peças está apenas atrapalhando. Durante a arrumação, use as caixas que já sugerimos respondendo a estas perguntas. 1) Esta roupa ainda me serve? 2) Ela precisa de reparos? (arrume logo ou desfaça-se dela). 3) Ela requer algo para combinar? (compre ou diga adeus). 4) Você se sente bem com ela? 5) Ela representa quem você é na sua fase atual? O que voltar para o roupeiro terá que ser reorganizado.(revista Cláudia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário